Lima

Parque do Amor, Lima, Peru

De Cusco fui em direcção a Lima, no que foi a minha primeira viagem de avião depois que aterrei em São Paulo. 

Optei por fazê-lo dada a diferença de preço ser pouca em relação à viagem de autocarro, e porque era 1 hora de viagem em vez de 24. Já fiz mais de 13000km de autocarro nesta viagem, e embora esteja mais que acostumado, parece que cada vez me aborrece mais.

Lima é uma cidade grande, com aproximadamente 10 milhoes de habitantes. A cidade tem vários contrastes a nivel arquitectónico, típicos da América do Sul, com a maior parte das zonas da cidade sendo feias, umas mais pobres que outras, e alguns bairros ricos, e mais bonitos, como San Isidro, e o mais famoso, Miraflores, que é hoje o centro cultural e boémio de Lima, relegando o antigo centro para o esquecimento, devido também a factores de insegurança nas suas redondezas. 

A cidade é costeira e tem a particularidade de ter a sua costa em falésia. A parte da costa pertencente aos bairros de Miraflores e Barranco é constituida na sua maior parte por edificios modernos e elegantes, sendo agradável e seguro por lá caminhar. Aliás, em relação à seguranca, Lima tem fama de ser das cidades mais perigosas da América do Sul. No entanto, é perfeitamente possivel caminhar com segurança pela cidade, sentindo-nos seguros. Tudo depende, como em muitas cidades, por onde caminhamos. E é possivel vermos vários seguranças privados em vários bairros, pessoas a passear o cão e casais de namorados pelas 11 horas da noite.

Uma particularidade em Lima, que senti muito mais que em qualquer outra cidade da América do Sul, é o caos do trânsito. Basicamente, tudo é possivel. As principais regras são a "lei do quem chega ou vê primeiro", e a mais importante de todas, a "lei do apito". Tenho a firme convicção que qualquer condutor em Lima acha verdadeiramente possivel dentro do seu ser, que até os muros se desviam, se buzinarem. Em média, pensava que ia ter dois acidentes por cada viagem de taxi. Por sí só uma aventura.

E aqui vão algumas fotos:


De Cusco a Lima.


Imagens da varanda da casa do Felix.

Uma das sessoes fotográficas do Felix.


Miraflores junto ao mar.

E este pequeno pormenor: