Melhores países a visitar na América Central

Tecidos à venda - mercado Chichicastenango na Guatemala

Pouca gente considera como opção uma viagem à América Central quando planeia as suas férias. Sobretudo férias em família. A razão é que a América Central tem fama de ser um lugar perigoso e talvez por isso a divulgação turística é pouca. Infelizmente não é apenas fama. De acordo com estudos feitos pelas Nações Unidas a América Latina é a região mais violenta do mundo e a América Central regista os piores resultados em termos de assassínios violentos per capita. No top 10 da lista dos países com mais assassínios do mundo estão as Honduras, El Salvador, Belize e Guatemala, sendo que Honduras garantiu para si o primeiro lugar e é hoje conhecida como a capital mundial dos assassinatos.

No entanto este post não acaba aqui. Há lugares e países que valem a pena visitar na América Central, que podem ser visitados com segurança , e em especial um deles, como referi aqui, é um dos melhores países do mundo para se visitar.

No Brasil também há lugares com muita violência e as pessoas continuam a sair de casa, a sorrir e a serem felizes. Porque mesmo em lugares onde há violência, o país continua a ser povoado por uma maioria de pessoas que o que querem é fazer a sua vida, no mínimo a respeitar e a ser respeitados pelos outros.

Eu percorri de Ónibus toda a América Central. Desde o Panamá até à Guatemala, passei e fiquei em todos os Países. Aqui vou referir quais os lugares que têm interesse turístico, o que podem esperar desses lugares e a segurança que .oferecem.

No geral a oferta turística na América Central é pouca, quando comparada com muitos dos Países da América do Sul. A maior razão acaba por ser o tamanho dos Países – o Estado de São Paulo é maior que qualquer um dos Países da América Central. A violência e a pobreza acabam por ser os outros maiores motivos.

Dos 7 Países que constituem a América Central (neste post não conto com os Países do Caribe) - Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala e Belize, é possível fazer três divisões em termos de interesse ou roteiro turístico:

1 – GUATEMALA – A Guatemala destaca-se de todos os outros países da América central na oferta e interesse turístico. Não há provavelmente no mundo um País com tanto interesse e qualidade turística empacotado num espaço tão pequeno. A Guatemala é um dos melhores Países para se visitar no mundo. Repito: A Guatemala é um dos melhores Países para se visitar no mundo. Podem ler porquê no post dedicado à Guatemala neste link – Qual o melhor País para visitar na América Central.

2 – A seguir à Guatemala não há outro país na América Central que tenha tantos interesses variados e espalhado pelo país. Há sim lugares pontuais em vários Países da América Central que têm alguma qualidade e interesse. Deixo aqui a minha selecção:

Panamá

- O Panamá é famoso no mundo sobretudo pelo canal do Panamá. A visita às eclusas de Miraflores junto à cidade do Panamá é talvez o lugar mais popular entre os turistas.
- As ilhas Boca, no lado Caribe do País, são ilhas de areia e palmeiras, com bons restaurantes, várias actividades relacionadas com mergulho, praia e pesca e com preços económicos para estadia. Não vejo motivos para não gostar do lugar. Estas ilhas ficam junto à fronteira com a Costa Rica, e é uma boa ideia pensar num programa que inclua as praias vizinhas da Costa Rica.

Costa Rica

- O interesse da Costa Rica está nas praias, que são das mais famosas na América Central para o surf, nas florestas tropicais e nos vulcões, que são dos mais activos de toda a América Latina.

Nicarágua

- A Nicarágua é um País com pouca infraestrutura turística mas que tem alguns lugares com algum charme e beleza. A cidade colonial de Granada é das cidades coloniais da América central mais bonitas e que tem vindo a receber cada vez mais turistas e que sem dúvida se tornará o grande polo turístico do País. Não só pela cidade em si mas também pela beleza natural que existe à sua volta, principalmente na ainda reservada, relativamente desconhecida e um dos lugares mais maravilhosos do mundo – laguna de apoyo!

Belize

- O Belize tem a característica de ser o único País da América Central continental onde a língua oficial é o Inglês, ou Inglês crioulo, e tem uma história comum a outros Países do Caribe que também fizeram parte do Império Britânico, como a Jamaica ou Trinidad e Tobago.
- O Belize tem dos melhores lugares do mundo para o mergulho. As águas azuis, o maior recife natural do Oceano Atlântico, e o famoso mergulho do blue hole são vários motivos para marcar uma estadia para uma das suas cayes ( ilhas de areia que percorrem a costa do Belize), que são ponto de partida para vários mergulhos.
- A beleza e a vida descontraída das cayes, com várias possibilidades de ficar instalado em casas ou cabanas na areia junto ao mar, fazem este um lugar ideal para a família ou para o casal. Difícil é ter de deixar este lugar depois de o encontrar.

3 – No fundo das opções estão El Salvador e as Honduras. A insegurança destes países e a sua pobreza tornam estes lugares pouco apelativos, especialmente El Salvador, que para além de ter pouco para oferecer de interesse é um País bastante pequeno. 

2 comentários:

Unknown disse...

Curti tuas dicas Ricardo...obrigada!
Pergunto se 40 dias São tranquilos para fazer os 7 paises da AC e setembro/Outubro são meses legais para estar lá?
Sorte e sucesso amigo.

caína giordani disse...

Olá Ricardo, tudo bem?
Estou planejando uma viagem de carro pela América Central, e gostaria muito de saber sobre a questão de segurança principalmente em Belize, Guatemala, Honduras e El Savador.
Se tiveres como me dar um retorno sobre a tua impressão, agradeço muito!
Abraço,
Caína