Teotihuacán, as ruinas mais impressionantes do México

Calçada dos Mortos Teotihuacán México

 A 50 kilometros a Norte da Cidade do México, fica o que é considerado um dos locais arqueológicos mais impressionantes do Mundo.

Teotihuacán, a História

A informação para a construção da história deste lugar tem por base as inúmeras escavações que aqui se fizeram.

Teotihuacán surgiu como um novo centro religioso mais ou menos na época de Cristo. No entanto os tempos iniciais não estão claramente entendidos. Os dados arqueológicos mostram que os anos 1-200 A.D foram caracterizados por grandes construções, e que a cidade rapidamente se tornou o maior e mais populoso centro urbano do Novo Mundo.

Com o seu grande desenvolvimento, a cidade tornou-se um centro de influência, havendo registos desse facto em vários outros lugares da América Latina. No seu auge, a cidade chegou a ser a 6 maior do Mundo, com uma população de mais de 125000 pessoas, e permaneceu um grande centro urbano até ao seu misterioso e súbito colapso, possivelmente no século sete.

 Curiosamente o nome Teotihuacán foi dado à cidade vários séculos após o seu desaparecimento, pelos Aztecas, que em Nahuatl significa "lugar dos deuses". O nome inicial da cidade, os seus habitantes e a lingua falada na altura são ainda hoje completamente desconhecidos.

Fotos das ruínas de Teotihuacán



À entrada encontramos este placar com o mapa do lugar, dando-nos a indicação dos diferentes templos.
Explico rápido: há 3 áreas principais: a Cidadela, a Pirâmide do Sol, e a Pirâmide da Lua. E todos conectados pela Calçada dos Mortos.



Aqui temos a Cidadela.


Templo de Quetzalcoatl

Aqui vemos ao fundo, dentro da Citadela, o Templo de Quetzalcoatl (e nem mesmo com um amigo paciente Mexicano vocês conseguirão pronunciar estes nomes).


Pirâmide do sol 
Pirâmide do Sol Teotihuacán

Nesta foto já vemos ao fundo a Pirâmide do Sol (a maior das duas).




E chegada à Pirâmide do Sol. A pirâmide tem 63 metros de altura, e 215 por 215 metros de lado.





E ao Domingo está cheia de gente (o melhor é irem noutro dia)




Da Pirâmide do Sol segue-se pela Calçada dos Mortos em direcção à Pirâmide da Lua.



Pirâmide da Lua Teotihuacán

Para aqueles que sao versados em Nahuatl, têm aqui a explicação.



E a melhor vista do lugar é a que se tem da Pirâmide da Lua, pois podemos admirar toda a área.


Voladores de Papantla México

Os "Voladores de Papantla", tipicos do México. Cada homem tem uma corda que liga as suas pernas ao topo do tronco de madeira, numa espécie de roldana, e ao mesmo tempo que vão tocando flauta de pernas para o ar, a roldana vai rodando, e ao mesmo tempo os homens vão descendo. Segundo a tradição, a roldana tem de rodar 365 vezes (tantas como os dias de um ano) até os homens atingirem o chão.

Voladores de Papantla

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa perfeita a matéria
tenho muita vontade de conhecer..
so me falta o dinheiro =/