As 7 cidades mais românticas da América Latina

Cartagena - Colômbia
Fazendo uma pesquisa pelos lugares mais românticos do mundo, verificamos que em quase todos os resultados a maioria dos lugares são cidades na Europa. Talvez por termos crescido com contos e histórias de amor escritos e passados maioritariamente em cenários e lugares Europeus, e por a Europa conservar muita da sua história na sua arquitectura presente, estejamos programados a associar a ideia de romance a cidades como Paris, Veneza ou Praga. Ou então esses lugares são intrinsecamente românticos porque proporcionam ambientes que nós associamos naturalmente ao romance, como cenários confortáveis, elegantes, harmónicos, e de bom gosto, como são muitos dos centros históricos Europeus, na sua arquitectura, alojamento, e restauração.

Eu sou Português e conheci a minha mulher, que é Alemã, enquanto viajava na América Latina. A primeira vez que fomos os dois a Portugal depois de estarmos um ano na América Latina , ela olhou para mim muito surpreendida enquanto visitávamos uma cidade pequena e disse-me, referindo-se à arquitectura, – isto é igual à América Latina! - Não, disse eu à minha mulher, a América Latina é que é igual a isto!


Esta pequena introdução foi apenas para vos aquecer para o facto de que todas as 7 cidades desta lista serem cidades coloniais, e para justificar essa escolha usando o argumento que usei nesta introdução, ou seja, todas estas cidades da lista têm arquitectura, alojamento e restaurantes que apelam aos nossos sentidos românticos. São Europeias na Arquitectura, e alma Latino Americana, porque as pessoas e a cultura são outras, o que faz com que naturalmente cada lugar tenha a sua identidade e interesse bastante próprio e nesse sentido quem visita estes lugares tem sempre presente que está a visitar um lugar único, e não uma imitação.

E agora a lista dos 7 lugares mais românticos da América Latina, a começar pelo mais romântico – minha selecção:

1º lugar – Antígua Guatemala ( Guatemala )

2º lugar – Buenos Aires ( Argentina )

3º lugar – Ushuaia ( Argentina )

4º lugar – Cartagena ( Colômbia )

5º lugar – Paraty ( Brasil )

6º lugar – Rio de Janeiro ( Brasil )


7º lugar – San Carlos de Bariloche ( Argentina ) 

Um comentário:

Rubens Manoel disse...

Rio de Janeiro é romântico??

Troca Ushuaia por El Calafate

E troca Paraty e Rio por Gramado e Campos do Jordão