Montanhas no Lago Pehoé, Parque Torres del Paine |
Em nenhum outro lugar do mundo se sente tamanha assustadora beleza, tamanho poder da Natureza, como no Parque Nacional Torres del Paine.
As deslumbrantes imagens, as cores impossiveis, a radicalidade e a força das alterações atmosféricas e da paisagem transportam-nos para uma realidade diferente:
é a Patagónia, a saudar-nos, indiferente, no seu majestoso poder.
O parque Nacional Torres del Paine fica no Chile, a Oeste da pequena Cidade Puerto Natales, bem no sul da Patagónia.
Embora de ano para ano tenha mais visitantes, continua, pelas suas caracteristicas, a ser um lugar bastante restricto e reservado; nao é o tipico lugar turístico, que movimente massas. É um lugar para os amantes das caminhadas, para montanhistas e escaladores, para os amantes da pureza da Natureza. Devido às suas caracteristicas e extensão, requer um minimo de preparação fisica, sendo certo que nos trará algum sofrimento fisico, quer estejamos preparados ou não.
A entrada do parque é paga, e basicamente temos duas opções para caminhar pelos seus trilhos:
- mais suave e menos proveitosa, para quem não quer exigir muito do seu corpo, transportando a exigência para a sua carteira, é instalar-se num dos refúgios e de lá partir para caminhadas diárias.
- escolher um dos trajectos do parque, e faze-lo continuamente, levando todo o equipamento (tenda, saco cama, comida e outros) para um minimo de 5 dias de caminhada.
Os dois trajectos mais famosos no parque sao o circuito W, que demora em média 5 dias a fazer e o circuito grande, que demora em média 9 dias e que é a continuaçao do circuito W, dando a volta completa.
No meu caso fiz o circuito w e é sobre ele que aqui vou falar e mostrar as fotos
mapa do circuito w - parque nacional torres del paine |
Distancia do circuito W (contando com os retornos em alguns pontos) - 72km.
trilho em direcção às Torres del Paine |
Última caminhada em direcção às Torres del Paine |
Subida para as Torres del Paine. Esta parte do trajecto era uma subida um pouco ingreme, feita sempre por entre as enormes pedras de granito. Podemos ver na foto pequenas bolas vermelhas pintadas nas rochas, assinalando o caminho que deveriamos tomar.
Chegada às Torres del Paine |
Chegada às Torres del Paine.
Torres del Paine |
As majestosas Torres del Paine!
Acampamento Torres - Torres del Paine |
Há 3 formas de passarmos a noite e descansar depois de um cansativo dia de caminhada:
- refúgios - pequenas habitações onde podemos alugar uma cama em quartos de várias camas
- parques de campismo pagos
- parques de campismo gratuitos
Na foto acima está a minha tenda, num dos belos parques gratuitos - o acampamento Torres.
Toda a água que corre nos riachos e rios é pura e boa para beber.
Homens a cavalo no transporte de mantimentos - Torres del Paine, Chile |
Aqui só há duas formas de transporte: a pé, ou a cavalo. Os cavalos servem para transportar os mantimentos para os refúgios, e são também os meios de evacuação do parque, se algo nos acontecer. Há também um helicóptero que nos pode chegar, mas esse parte de longe e está condicionado às condições atmosfericas que no parque são quase sempre más (é-nos dito e no terreno verificamos o quanto é verdade, que é possivel termos no Parque as 4 estações do ano num só dia).
Foto minha dentro do Parque Torres del Paine |
Em termos geológicos, o parque Nacional Torres del Paine apresenta-nos uma riqueza imensa, onde podemos encontrar todo o tipo de rochas.
Refúgio e Acampamento Pehoé - Parque Torres del Paine |
Montanhas ao fundo no Lago Pehoé - Torres del Paine |
Lago Pehoé - Torres del Paine |
Barco no Lago Pehoé - Torres del Paine |
A cor deste lago é simplesmente inacreditável!
Glaciar Grey - Parque Torres del Paine |
Vista do Glaciar Grey. Lindo o rio de gelo!
O mapa do Parque Nacional Torres del Paine é o bem mais essencial que qualquer visitante vai precisar. E este é o melhor mapa que há:
Mapa do Parque Nacional Torres del Paine |
5 comentários:
Bem , tenho o queixo caído desde a primeira foto...simplesmente maravilhoso...que fotos lindas...que experiencia inesquecivel esta tua...aproveita e continua a presentiar-nos com as noticias e fotos simplesmente fantasticas...sem mais comentários...estou maravilhada...beijo
Fantástico!
Olá Mochileiro de Alcobaça!!!
Daqui contactam os outros mochileiros de Portugal !!
Estive agora a ver o teu blog e dá para ver pelas fotos que tiveste mais sorte do que nós com o tempo nas torres del Paine !!!
Mas mesmo com constante neblina (que ás vezes se tornava chuva ou neve!!), com a mochila a pesar estupidamente, e com o vento a soprar como nunca tinha mos visto, o percurso vale muito a pena, e a Pacha mama afinal até nos deixou admirar a beleza estonteante do vale do francês e das Torres !!
Continua a perder-te na América do sul que nós fazemos o mesmo!
Abraço Grande
Tânia e Hugo
Cara! Que lugar lindo este! Coisa de outro mundo mesmo! Vou arrumar minhas coisas e ir lá também. Tuas fotos me deram inspiração...
Valeu!
Gileno.
Brasília-Brasil
Comecei a ler sua viagem e no final já havia decidido: esse lugar é meu próximo objetivo! Esse Parque Nacional Torres del Paine me lembra um lugar muito especial que já visitei, por causa do formato das rochas. Fantásticas fotos, e seu relato também é muito bem escrito, obrigado por compartilhar!
Luis Felipe Mayorga
Vila Velha - Brasil
Postar um comentário