Informações e fotos da cidade de Valparaiso e do Museu a Céu Aberto

Valparaiso fica situada a Oeste de Santiago, junto ao mar, sendo o Porto Marítimo mais importante e com mais actividade do Chile.
O aspecto da cidade de Valparaiso é um pouco degradado e a fazer lembrar algumas das nossas cidades Portuárias Portuguesas. Em termos de topografia faz lembrar o Funchal, na Madeira, pois tem uma pequena base plana e a continuação da cidade para montante é toda ela a subir os vários morros. A sensação que dá, olhando para esses morros, é que estamos na presença de favelas; quando chegamos a esses morros, voltamos a verificar a semelhança com uma favela, sendo no entando bem menos perigosa, embora os locais digam que devemos ter cuidado.

Aliás, foi uma constante em Santiago e em Valparaiso, ser avisado pelos locais a ter cuidado com os meus pertences, sempre que me viam tirar fotos com a minha câmara, e também em outras ocasiões que pedia informações sobre determinados locais. Qualquer cidade grande merece os nossos cuidados, mas a experiência faz-nos ter um instinto para os perigos, e de todo, os constantes alarmes das pessoas são um pouco exagerados. A várias das pessoas que me avisaram sobre determinados locais, perguntei quantas vezes tinham sido molestadas nesses mesmos locais, sendo a resposta zero.
É claro que devemos tomar em consideração o aviso dos locais, mas devemos tentar perceber qual o perigo a que estamos sujeitos, e em Santiago e Valparaiso, a maior parte do roubo é oportunista, e não violento, bastando para isso tomar precauções na forma como carregamos os nossos pertences. Santiago é sem dúvida das cidades grandes mais seguras que existem, muito mais quando comparadas com outras grandes cidades na America do Sul. Aliás, todo o Chile é bastante seguro.

O que de melhor há para fazer em Valparaiso é caminhar pela cidade, observando a sua organização e arquitectura amontoada e colorida, pelas ruas estreitas e de elevado desnivel (nada demais, para quem viveu 8 anos em Coimbra).

Mostrarei aqui fotos do Museu a céu aberto de Valparaiso, que consiste em determinadas pinturas em muros e paredes de edifícios velhos, espalhados pela cidade, e que foram pintadas por pintores Chilenos famosos a convite dum professor de Artes da Universidade de Valparaiso, há alguns anos atrás. Devido a esta historia, existe uma cultura que se criou de pintar, ou grafitar a cidade. Tirei algumas fotos dessas pinturas, das que mais gostei.

Aqui vão algumas fotos da cidade:Achei piada à bicicleta.

Casa de Pablo Neruda em Valparaiso, transformada em museu.Devido à sua topografia, existem inúmeros elevadores como este pela cidade, alguns dos quais bastante assustadores, nao pela altura, mas pela podridão.

Fotos do Museu a Céu Aberto:

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande ATA...
Foi com Enorme entusiasmo e curiosidade que aqui descobri teu blog...Aproveito antes de mais a dizer que está fantástico...
MAs agora és viajante?!? Tá bonito,tá...

e deixam-me andar de terra em terra ?!?...mau...

Regularmente vou visitando e deixando 1 comment...
1 Grande Abraço...
Cof...

Ricardo Teixeira..
www.fotolog.com/cofspider

Já agora se kizeres visita o meu..é simples,,é 1 pekena forma de distrair do tempo