Cidade de Alausí, e a Linha de Trem mais dificil do Mundo, no Equador

Linha de Trem mais difícil
do Mundo - Equador

Como é facto comum em toda a América do Sul, também há poucas linhas de comboio no Equador
E das que existem nem todas estão em funcionamento, embora aja planos do governo Equatoriano para reabilitar algumas.

Do que resta da linha que existia de Quito em direcção ao sul, é possivel ainda fazer o trajecto Riobamba -Alausí, e de Alausí em direcção a Sudoeste, num pequeno mas famoso e espectacular trajecto, onde a Engenharia foi posta à prova, principalmente na famosa travessia do "Nariz do Diabo" e onde para vencer o desafio da montanha o comboio faz várias mudanças de direcção, andando em avanço e recuo até atingir a base da montanha.

Podem começar o trajeto em Alausí, que é uma pequena e engraçada povoação, em direcção a Sudoeste, até à base do "Nariz do Diabo". Aí acaba o trajeto a Sul e após uma breve paragem volta-se pela mesma linha para Alausí; de lá podem seguir em direcção a Riobamba, num percurso que demora +- 3 horas. A distância é pouca, mas como a linha está em tão mau estado, o trem tem de ir bem devagar...e não sei se trem é a palavra indicada para definir o meio de transporte em causa, mas talvez que não aja outra definição.

Motorista do Trem em Alausi, Equador

Um motorista, um volante da Mercedes e mudanças, tipo, primeira, segunda, essas coisas.

trem em Alausi, a linha mais dificil do Mundo . Equador

Trem no Equador

Nariz do Diabo, Equador

Ao fundo vemos o "Nariz do Diabo", que foi o trajecto que fiz na descida, e que voltarei a subir.

Turistas em cima do trem no Equador

Turistas em trem no Equador

Nesta parte do trajeto conseguem ver as duas linhas e a forma como se sobe a montanha. Marcha à ré para cá, e avante para lá.

Estação de trem Alausi, Equador

E a partir daqui, é o trajecto Norte em direcção a Riobamba.

sempre que há uma Estrada para atravessar, é a carruagem que tem de parar e olhar a ver se vem algum carro.

Vasco Gaspar disse...

HAHAHA! Que coisa mais alucinada!!!
Volantes, mudanças, viajar em cima do comboio, abrir portões!! :) E, o pormenor que gostei mais, o napron (nã sei se é assim que se escreve) de renda na janela da frente!!