Como é facto comum em toda a América do Sul, também há poucas linhas de comboio no Equador
E das que existem nem todas estão em funcionamento, embora aja planos do governo Equatoriano para reabilitar algumas.
Do que resta da linha que existia de Quito em direcção ao sul, é possivel ainda fazer o trajecto Riobamba -Alausí, e de Alausí em direcção a Sudoeste, num pequeno mas famoso e espectacular trajecto, onde a Engenharia foi posta à prova, principalmente na famosa travessia do "Nariz do Diabo" e onde para vencer o desafio da montanha o comboio faz várias mudanças de direcção, andando em avanço e recuo até atingir a base da montanha.
Podem começar o trajeto em Alausí, que é uma pequena e engraçada povoação, em direcção a Sudoeste, até à base do "Nariz do Diabo". Aí acaba o trajeto a Sul e após uma breve paragem volta-se pela mesma linha para Alausí; de lá podem seguir em direcção a Riobamba, num percurso que demora +- 3 horas. A distância é pouca, mas como a linha está em tão mau estado, o trem tem de ir bem devagar...e não sei se trem é a palavra indicada para definir o meio de transporte em causa, mas talvez que não aja outra definição.
E das que existem nem todas estão em funcionamento, embora aja planos do governo Equatoriano para reabilitar algumas.
Do que resta da linha que existia de Quito em direcção ao sul, é possivel ainda fazer o trajecto Riobamba -Alausí, e de Alausí em direcção a Sudoeste, num pequeno mas famoso e espectacular trajecto, onde a Engenharia foi posta à prova, principalmente na famosa travessia do "Nariz do Diabo" e onde para vencer o desafio da montanha o comboio faz várias mudanças de direcção, andando em avanço e recuo até atingir a base da montanha.
Podem começar o trajeto em Alausí, que é uma pequena e engraçada povoação, em direcção a Sudoeste, até à base do "Nariz do Diabo". Aí acaba o trajeto a Sul e após uma breve paragem volta-se pela mesma linha para Alausí; de lá podem seguir em direcção a Riobamba, num percurso que demora +- 3 horas. A distância é pouca, mas como a linha está em tão mau estado, o trem tem de ir bem devagar...e não sei se trem é a palavra indicada para definir o meio de transporte em causa, mas talvez que não aja outra definição.
Motorista do Trem em Alausi, Equador |
Um motorista, um volante da Mercedes e mudanças, tipo, primeira, segunda, essas coisas.
trem em Alausi, a linha mais dificil do Mundo . Equador |
Trem no Equador |
Nariz do Diabo, Equador |
Ao fundo vemos o "Nariz do Diabo", que foi o trajecto que fiz na descida, e que voltarei a subir.
Turistas em cima do trem no Equador |
Turistas em trem no Equador |
Nesta parte do trajeto conseguem ver as duas linhas e a forma como se sobe a montanha. Marcha à ré para cá, e avante para lá.
Estação de trem Alausi, Equador |
E a partir daqui, é o trajecto Norte em direcção a Riobamba.
sempre que há uma Estrada para atravessar, é a carruagem que tem de parar e olhar a ver se vem algum carro.
Um comentário:
HAHAHA! Que coisa mais alucinada!!!
Volantes, mudanças, viajar em cima do comboio, abrir portões!! :) E, o pormenor que gostei mais, o napron (nã sei se é assim que se escreve) de renda na janela da frente!!
Irreal!
:)
Forte abraço e continua!
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