Bairro de Santo Amaro - São Paulo

(este texto faz parte de uma série onde os meus amigos do portal imobiliário Vivareal nos levam a conhecer os diferentes bairros da cidade de São Paulo)


Bairro de Santo Amaro, SP: a busca pela sua história e por suas tradições


As histórias das cidades geralmente se confundem com as histórias de seus próprios moradores. A importância de se guardar a memória de um local parece ter sido o ponto crucial para que moradores do Bairro de Santo Amaro – zona Sul de São Paulo tivessem a iniciativa de se reunirem para documentar e gerenciar os passos de um bairro tão importante para a capital paulista.

O CETRASA – Centro de Tradições de Santo Amaro, criado e idealizado por jovens moradores do bairro na década de 70, foi criado com o intuito de resgatar a história e participar de momentos importantes e decisivos para o bairro ao longo dos anos.

Sem nenhum auxílio da iniciativa pública, o CETRASA é responsável pela curadoria do Museu de Santo Amaro, organização de eventos e palestras, e administra um memorial com obras do artista Julio Guerra.

Para os moradores de casas em Santo Amaro, é muito importante a atuação do CETRASA para a organização e formação de um sentimento muitas vezes esquecido – o de pertencer a um bairro e uma região com histórias e lutas por um melhor espaço e melhoria dos direitos de seus moradores.


Para quem deseja conhecer o CETRASA e todos os seus projetos, basta entrar em contato através do site oficial.

Nenhum comentário: