Anthony Bourdain "No Reservations" - Making of - Açores

Anthony Bourdain nos Açores

Anthony Bourdain, chef cozinheiro durante 28 anos em Nova Iorque, ficou famoso após escrever Kitchen Confidential: Adventures in the Culinary Underbelly, best-seller do jornal New york Times.

Após o sucesso do livro, veio o sucesso na televisão, onde ele é o apresentador do programa de aventuras culinárias e culturais pelo Mundo - Anthony Bourdain "No Reservations" - , do canal de Televisão Travel Channel, e que já vai na 5 série e é visto por mais de 70 milhões de pessoas em todo o Mundo.

E ontem, dia 26 de Janeiro 2009, estreou nos Estados Unidos o programa dedicado aos Açores.

Eis um pouco do making of,
A minha responsabilidade foi desenvolver um "guião" para o que o Thony podia lá ir fazer, ver e comer, depois ir aos Açores e preparar a chegada da equipa de televisão e andar com o Thony e a equipa a visitar lugares, família e amigos, a comer, beber e a…beber e durante todo este processo ser o tradutor local e a assistir na produção.

O programa cobre 4 ilhas - São Miguel, Faial, Pico e São Jorge, sendo as últimas três da minha responsabilidade.

E porquê eu? Bem, por duas razões:

1ª - Porque toda a família da minha mãe é originária dos Açores, e eu passei lá quase todos os Verões da minha infância e alguma adolescência.

2ª - Porque a Produtora/Realizadora do programa, Tracey Gudwin, é minha amiga, mora como eu em Berlim, e na festa de aniversário dela no ano passado calhou numa conversa eu dizer-lhe que metade da minha família era dos Açores. A partir daí, foi tudo muito rápido e quando dei por mim estava nos Açores a ver a minha família, juntamente com uma equipa de Televisão.

E se a minha contribuição teve algum mérito no resultado final do programa, é graças ao apoio da minha família, em especial do meu tio Mário, que por ser a personagem que é, pela sua ajuda na preparação do programa, pelos seus conhecimentos e ideias, possibilitou que cenas sonhadas pudessem ser realizadas. Obrigado Marinho!

Anthony Bourdain na Marina da Horta
Eu e o Thony na marina da Horta, no Faial.

Anthony Bourdain no Faial
Almoço de família filmado no Faial.

Anthony Bourdain no café Peters na Horta
Eu, o Thony e o meu tio Mário numa cena dentro do Peter Café Sport, na Horta, a beber os famosos Gin Tónicos.


Anthony Bourdain no Pico
Da esquerda para a direita, tio Mário, Thony, Norberto e eu, numa cena filmada na Adega do Norberto, no Pico.

Filmagens Anthony Bourdain São Jorge
A ida à Fajã de Santo Cristo em São Jorge proporcionou cansaço, adrenalina e algumas dificuldades técnicas, mas foi para mim a melhor cena, pela aventura, bela beleza da paisagem e sem dúvida a melhor refeição do programa.

Anthony Bourdain na Fajã Santo Cristo

Podem ver durante esta semana um pequeno vídeo no site, que mostra uma cena dum jantar cozinhado pelo meu tio Mário, junto aos barcos de pesca, no que foi uma noite bem divertida...

Livros famosos do Anthony Bourdain:

No Reservations: Around the World on an Empty Stomach

Kitchen Confidential Updated Edition: Adventures in the Culinary Underbelly (P.S.)


6 comentários:

Anônimo disse...

Grande ATA como sempre a surpreender...

Um abraço Pedro Guerra.

Vasco Gaspar disse...

Tás feito um artista Português! Ai tás tás...

WishMaster disse...

ATA "páh"...

Recebi a tua mensagem,tenho algo a dizer-te de Enorme e Deveras Importância;é que apesar destes anos todos continuas mais manhoso que o dito cujo...(eh eh)...

Quando andares por Alcobaça envia 1 mensagem aqui pó Blog ou Hi5 ou alguma outra forma de comunicar , talvez,mas só talvez vá lá dar 1 saltinho à terra,é que não sei se me apetece...eh eh...Irei com todo o gosto e bebermos 1 bela cervejinha juntos...

Abraços...

Anônimo disse...

Priminho...bem, vim aqui para tirar o link do teu blog e dar a uma pessoa amiga...A regressar de Milão, contei a tua historia e prometi dar o blog do teu Perdido na Procura...e dou com esta surpresa, com esta nova aventura!
Muitos parabéns pelo trabalho realizado...´beijinhos cheios de saudade e muita coragem para continuares assim destemido a contrariar o futuro!
Pim

Traveling & Living disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Pedro disse...

Grande Ata que andas a fazer?
Berlim continua a cidade de eleição?

Um abraço saudoso,

Pedro Guerra